segunda-feira, 22 de abril de 2013

Começa em Canindé o II Congresso de Evangelização da América Latina e do Caribe


No Sertão do Ceará o dia amanhece cedo e o calor chega junto com o Sol. Neste ritmo também deu-se início o II Congresso de Evangelização da América Latina e do Caribe, em Canindé, CE, na manhã deste dia 22 de abri, 513 anos do Descobrimento do Brasil. A missa de abertura, que começou às 7h, teve presidência do Definidor Geral para América Latina, o brasileiro Frei Nestor Schwertz que, antes do sinal-da-cruz, já explicou: “Quem deveria estar aqui era Frei José Rodríguez Carballo, nosso Ministro Geral até há poucos dias, mas o Espírito Santo andou mexendo lá pelos lados de Roma e Frei José foi chamado para uma outra missão”, brincou, fazendo referência à nomeação de Frei Carballo para Secretário da Congregação para os religiosos. Também concelebrou o Vigário Geral da Ordem Franciscana e agora Ministro em exercício, o americano Frei Michael Perry.
A celebração contou com a participação dos congressistas, dos irmãos e irmãs da OFS local, de toda equipe de organização do Congresso e também do povo de Canindé. Em sua homilia, Frei Nestor chamou a atenção para alguns grandes desafios que se apresentam ao exercício da Evangelização, entre eles a necessidade de se incentivar o protagonismo dos leigos, de ser dialogar com a diversidade e a urgência da atuação efetiva na defesa da vida e dos pobres, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor.

Veja algumas imagens da Abertura do Congresso na Basílica de São Francisco:






Por Frei Gustavo Medela. Fonte: Portal da Província da Imaculada Conceição do Brasil (franciscanos.org.br). Postagem: Equipe de Comunicação do Site Santuário de Canindé. Colaboração de fotos: Antonio C. Alves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário