quinta-feira, 25 de abril de 2013

Missão compartilhada com os leigos


Mais chuvoso que de costume, a última quarta-feira, dia 24 de abril,  começou com os frades dirigindo-se ao Mosteiro das Irmãs Clarissas para participarem da Eucaristia. A celebração, animada pela Conferencia Bolivariana, fez memória de São Fidelis, frade capuchinho, recordando aos participantes a doação da vida ao anúncio do Evangelho até o martírio. Encerrando a Santa Missa as Irmãs Clarissas foram convidadas a conceder Benção de Santa Clara e logo depois ofereceram aos congressistas um agradável café da manhã.
Retornando ao Centro de Treinamento, onde acontecem as assembleias do Congresso, Frei Almir Guimarães, OFM abordou a Missão compartilhada com os leigos e a Família Franciscana, partindo de sua experiência com Assistente Espiritual da OFS no Brasil. Sua exposição provocou um diálogo bastante realista e desafiador frente ao modelo eclesiológico que encontramos em boa parte das comunidades.
A seguir Marco Fabián e Maribel Laguatazi expuseram sua ousada experiência de Família Missionária Franciscana. Eles percorreram, juntamente com os filhos, alguns países da América dedicando-se a formação e evangelização de comunidades, entregando-se à providencia como fez Francisco de Assis.
Os trabalhos das oficinas foram retomados à tarde, tendo como missão discernir os desafios que se apresentaram na realidade contemplada. Foi reservado ainda um tempo livre para que os congressistas pudessem visitar com mais calma aos principais pontos de Romarias em Canindé: a Basílica, a Estátua, o Mosteiro, o Zoológico ou a Igreja das Dores e via sacra, entre outros.
Confira algumas fotos do dia!




  






Saiba mais…
Acompanhe as novidade do Congresso no Blog do Sifem: sifem-cfmb.blogspot.com.br. E ainda em nossas redes sociais: SIFEM-CFMB e Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil.
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário de Canindé. Colaboração: Fr. Marcos Carvalho, Ofm e Site da Província de Santo Antônio do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário