sexta-feira, 3 de junho de 2011

Começam as oficinas no encontro de jovens da CFMB


O Encontro Nacional de Jovens da CFMB segue acontecendo na Quadra Paroquial de Canindé, no Sertão Central do Ceará.
Os jovens foram distribuídos em oficinas com a abordagem de vários temas. Ecologia e espiritualidade franciscana – Vai trabalhar as questões ligadas a ecologia junto a espiritualidade franciscana a partir das seguintes dimensões: a) Ecologia Mental; b) Ecologia Social; c) Ecologia Ambiental e d) Ecologia Geral.
Juventude Franciscana (JUFRA) – Apresentar uma proposta de engajamento concreto a partir da espiritualidade franciscana.
A Evangelização da Juventude (Setor Juventude) – Apresentar aos jovens as várias propostas de engajamento da juventude na missão da igreja e despertá-la para assumir o seu engajamento pessoal e comunitário na igreja em que participa como forma de expressão própria. Neste sentido, se faça uma reflexão que envolva o como ser igreja hoje a partir da evangelização da juventude. 
Evangelização através da arte – Discutir a capacidade de comunicação da arte em suas diversas dimensões (canto, poesia, dança, teatro, etc.), integrá-la como meio de evangelização dos jovens a partir dos elementos de uma Teologia da Beleza e Anúncio da Profecia.
A juventude e comunicação visual – Vai analisar de forma crítica o uso dos meios de comunicação social de forma especial (os que dizem respeito ao mundo da informatização: Internet, blog’s, Orkut e outros), chamando atenção para o uso apropriado deste meio e sua importância enquanto elemento de evangelização da própria juventude.
Juventude e o exercício da cidadania – Propõe uma reflexão junto aos jovens sobre as questões sociais que envolvem a juventude do nosso tempo e despertar o engajamento concreto no que diz respeito as políticas públicas voltadas a juventude através de movimentos que trabalham essas questões: movimento estudantil; associações; sindicatos; partidos políticos; fóruns de juventude, etc.
Amazônia terra e missão – Fazer uma abordagem do que significa a Amazônia dentro do ecossistema; sua importância para a vida do planeta e conseqüências da crise ecológica. A partir deste reflexão de forma propositiva analisar o papel e o compromisso da igreja e as propostas da Ordem para evangelização no contexto da Grande Amazônia.
Francisco e Clara no seguimento a Jesus – Trabalhar a espiritualidade do seguimento a Jesus a partir da linha de seguimento vividos por Clara e Francisco. Nesta perspectiva, valorizar os elementos próprios do carisma: Encarnação (Presépio de Greccio) e Redenção (Crucifixo de São Damião), como alternativa frente às várias propostas de uma espiritualidade desencarnada e que seja inspiração para o nascer da missão a partir dos valores da renúncia e da entrega.
Juventude e sexualidade humana – abordar o tema da sexualidade humana trazendo presente, sobretudo, as questões relacionadas à corporeidade moderna.
Paz e solidariedade no contexto de violência e fome – Refletir sobre os contextos diversos da violência em especial nos aspectos que envolvem a juventude. Associar à violência a questão da fome no seu aspecto global.
O encerramento das oficinas está previsto para as 17h00min. A partir das 20h00min cada entidade deve trazer uma breve apresentação sobre a acultura local, através da música, dança, poesia, etc. As 21h00min um show missionário com o cantor e compositor Zé Vicente. A programação do dia será encerrada as 23h00min.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário