sábado, 4 de junho de 2011

Momentos marcantes do dia... Apresentação das Oficinas

No dia de ontem aconteceu muito estudo dentro das Oficinas, trazendo diversos temas. Na tarde de hoje houve a apresentação desse trabalho.
Os jovens fizeram através de apresentações a demonstração do aprendizado.



O primeiro tema foi: “Amazônia terra sem males”

“Sou jatobá, eu sou vivo, sou Amazônia ... sou do povo, indígena, sou a irmã Creuza, a Ir. Dorote, José Cláudio, a Maria do Espírito Santo, sou Frei João Antônio, sou missionário na Amazônia, vou ser Amazônia... nós somos missionários, somos vivos, somos Amazônia... Jovens, somos missionários, vamos ser Amazônia...”
Canta, canta, povo jovem... pois quem canta coloca a sua alegria e sentimento nas coisas do Pai...
“Olha o rio correndo também vou, o Amazonas é mar e também sou... o rio é paz, o rio é paz...
(cantor Zé Vicente).
Uma energia especial envolveu os jovens na missão Amazonas.



A segunda oficina trouxe “Ecologia e Espiritualidade Franciscana”

Neste momento tivemos uma apresentação teatral da nossa realidade. Ponto focado com a sociedade e os bens de consumo. E o que isso vem a gerar de conseqüência.
Lado a lado a voz do consumo e da natureza. O fato é que há uma relação entre as mesmas, mas que falta uma harmonia, sem o ideal dessa harmonia não é possível  estabelecer a subsistência do planeta... garantir assim a vida... a preservação do meio...
Mas, diante das reflexões surge uma esperança, a juventude pode ser uma ferramenta de ajuda para essa conjuntura ambiental, viver no meio e preservar o mesmo...
Frei Fernandes coloca o papel da Igreja levando ao povo de Deus os cuidados que devemos ter com a natureza. Dizer não ao consumo desenfreado.
Cada uma de nós devemos fazer a nossa parte, já que estamos no meio, não apenas esperar pelos outros, principalmente quem mais degrada o ambiente, devemos mostrar que é possível mudar essa realidade.



A terceira Oficina a se apresentar foi a “JUFRA”

"É preciso saber viver... é preciso saber viver..."
Mostrar práticas de preservação da vida no planeta, através de ações simples para a  preservação, como a reciclagem, o uso correto do lixo....
"É preciso saber viver... é preciso saber viver..."
Neste momento foram apresentados também a variedade de grupos de nossa Igreja, pastorais e logo após a junção, a aglutinação, inclusive com os jovens que não estão na Igreja.

“Missão através da Arte”, tema da 4ª Oficina

Muitas ferramentas utilizadas nesse momento: a música, a dança, a capoeira, o teatro. Com esses recursos foi enfatizado quatro elementos: água, terra, ar e luz.
O jovem demonstra através da sua energia e criatividade o que a arte representa para o crescimento de nossa comunidade.

A sexta oficina do dia, tivemos o tema "Juventude e a Comunicação Virtual"

Através do teatro, um dos meios mais antigos de se comunicar os jovens levantaram pontos importantes para aqueles que utilizam das mídias nos dias atuais. Quais são os tipos de conteúdos que temos acesso? Qual a responsabilidade que temos com uso das ferramentas do mundo digital: as redes sociais?
Hoje sabemos da grande capacidade da comunicação da rede mundial de computadores, e tantos outros meios relacionados. Sabemos também dos seus benefícios... o homem vem ao logo do tempo evoluindo a sua comunicação, procurando meio mais rápidos para se comunicar.
A nossa comunidade, Igreja, pode utilizar essa ferramenta para levar a mensagem de evangelização. Mas para isso é necessário também fazer o uso correto, com ética, bom senso e responsabilidade. Devemos na verdade fazer um filtro das informações que nos lançam. Saber buscar o essencial para a nossa vivência harmoniosa com o nosso irmão e com o nosso Pai.

Fonte: Equipe de Jornalismo e Imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário