sexta-feira, 3 de junho de 2011

“Uma ação importante para fortalecer o franciscanismo”

Frei João Muniz, da Província de Bacabau-MA,
na Sala de Imprensa


O I Encontro Nacional da Juventude que está acontecendo em Canindé, no Sertão Central do Estado do Ceará, promete ficar marcado na história do franciscanismo no Brasil. Foram inscritos para o evento cerca de 500 jovens distribuídos pelas várias províncias franciscanas do país.  A iniciativa deste encontro surgiu dos integrantes da Ordem dos Frades Menores em reuniões internacionais ocorridas em 2006. É o que explica frei João Muniz, ministro da província de Nossa Senhora da Assunção em Bacabau/Maranhão, coordenador do encontro. Em entrevista coletiva, o frade falou na manhã desta sexta-feira às emissoras de rádio da região que integram a Rede Paz e Bem, cujo trabalho consiste na divulgação e transmissão de eventos como a Festa de São Francisco das Chagas.  Este projeto foi criado pelo provincial frei Marconi Lins Araújo da província Santo Antonio do Brasil. 
Em uma análise prévia do evento frei João Muniz destaca o sucesso e alegria dos jovens participantes. Segundo ele, até foi questionado sobre "onde será sediado o próximo encontro nacional da juventude? Ao que ele respondeu: vamos concluir este com fé e só então pensaremos no seguinte." Frei João ainda destaca que "este tipo de ação é muito importante para fortalecer o franciscanismo, bem como para oferecer 
alternativas diferenciadas de evangelização no meio jovem."


A animação da juventude durante os dias do encontro, 
nas acomodações do Convento Santo Antônio, Casa do Povo,
Casa Amarela e Centro de Treinamento


UMA BOA ESTRUTURA É UMA BOA ACOLHIDA

A estrutura que está sendo oferecida para este encontro é outro fator importante. Há jovens hospedados nos abrigos, Centro de Treinamento, Convento Santo Antonio e Casa Amarela - Sede da Pastoral da Juventude. Grande parte da programação está acontecendo na Quadra Paroquial e as oficinas serão distribuídas nas salas do complexo. Frei Jean Sousa Guardião do convento Santo Antonio e secretário do Sifem (Secretariado Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão) tem acompanhado de forma ininterrupta as atividades, se certificando acerca da qualidade dos serviços que são oferecidos aos participantes. Ele participa de forma bem dinâmica, inclusive se inserindo no meio dos jovens, animando e cantando com a juventude.
Se depender do trabalho que está sendo realizado neste I Encontro Nacional, certamente outros como este deverão acontecer sempre.

Frei Jean Sousa, Guardião do convento Santo Antonio e
Secretário do SIFEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário